O que é Crisma ?

Crisma ou a Confirmação é um sacramento da Igreja Católica em que o fiel recebe através da ação do bispo uma unção com o Crisma (óleo).

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O SEMEADOR

Estamos vivenciando uma experiência interessante em nosso grupo de crisma. Sete (7) Sementes de feijão foram distribuídas para cada crismando(a). A missão de cada um/uma é a de plantar as sementes e cuidar da planta que irá surgir. São convidados a fazer uma analogia entre a planta que cresce e a fé de cada um/a que também vai crescendo e se fortificando ao longo do percurso de formação cristã que eles já iniciaram. O número 7 é simbólico e neste contexto refere-se aos 7 dons do Espírito Santo que serão reavivados em cada um/uma no dia da Crisma. Uma de nossas crismandas, Géssica Ferreira, já viveu esta experiência e partilha conosco as fotos do seu pequeno pé de feijão!

Este fato nos fez recordar da párabola do Semeador que foi apresentada por Jesus aos seus discípulos. Vejamos:

PARÁBOLA DO SEMEADOR (Mt 13, 1-23)

Saiu o semeador a semear a sua semente. E ao semear, parte da semente caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram.
Outra caiu no pedregulho; e, tendo nascido, secou, por falta de umidade.
Outra caiu entre os espinhos; cresceram com ela os espinhos, e sufocaram-na.
Outra, porém, caiu em terra boa; tendo crescido, produziu fruto cem por um. Dito isto, Jesus acrescentou alteando a voz: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!
Os seus discípulos perguntaram-lhe a significação desta parábola.
Ele respondeu: A vós é concedido conhecer os mistérios do Reino de Deus, mas aos outros se lhes fala por parábolas; de forma que vendo não vejam, e ouvindo não entendam.
Eis o que significa esta parábola: a semente é a palavra de Deus.
Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouvem; mas depois vem o demônio e lhes tira a palavra do coração, para que não creiam nem se salvem.
Aqueles que a recebem em solo pedregoso são os ouvintes da palavra de Deus que a acolhem com alegria; mas não têm raiz, porque crêem até certo tempo, e na hora da provação a abandonam.
A que caiu entre os espinhos, estes são os que ouvem a palavra, mas prosseguindo o caminho, são sufocados pelos cuidados, riquezas e prazeres da vida, e assim os seus frutos não amadurecem.
A que caiu na terra boa são os que ouvem a palavra com coração reto e bom, retêm-na e dão fruto pela perseverança.



0 comentários:

Postar um comentário