O que é Crisma ?

Crisma ou a Confirmação é um sacramento da Igreja Católica em que o fiel recebe através da ação do bispo uma unção com o Crisma (óleo).

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Sacramento da Reconciliação

Na última terça-feira, 25 de outubro, os crismandos receberam o Sacramento da Reconciliação, importante momento nesta etapa final de preparação para a celebração da crisma que acontecerá no próximo sábado, 29, às 18h na Capela do Colégio Nossa Senhora da Conceição.

Amanhã, sexta-feira, será um dia especial também, afinal, o tão sonhado retiro irá acontecer no sítio do mesmo colégio. Será um dia de oração, reflexão, meditação da Palavra de Deus, entrosamento, lazer e, acima de tudo, preparação imediata para o Sacramento. (Dedicaremos uma postagem só para comentários sobre o retiro).

Aproveitando o momento, vamos dedicar umas linhas para relembrar a importância do Sacramento da Reconciliação:
Confissão: Deus presente sempre em nossas vidas

O sacramento da penitência ou reconciliação consiste em confissão, absolvição e ato de contrição.
Na confissão os pecados são relatados a um padre, que concede o perdão (absolvição) de Deus ao contrito (arrependido - lembram do Ato de contrição*?).
A Igreja, como mãe que sabe o que é bom para os filhos, pede que o cristão se confesse ao menos uma vez por ano. Os pecados graves (pecados que nos afastam perigosamente da amizade com Deus e com os outros) têm de ser confessados individualmente, em tempo oportuno.
Jesus deixou a seus apóstolos o poder de perdoar os pecados. Hoje o padre continua essa missão, em nome de Jesus, na Igreja. O padre lembra a bondade e a misericórdia de Deus para com os pecadores arrependidos.
Como pecadores, o orgulho, o egoísmo, o individualismo, a omissão enfraquecem a nossa consciência e nos impedem de reconhecer a força do pecado e a nossa participação no mal que existe no mundo, quebrando a unidade entre as pessoas, desorientando e afastando-nos dos caminhos de Deus. Com isso passamos a adorar e servir outros deuses: a riqueza, a ganância, o poder, o prazer, as drogas, a violência, o dinheiro, etc. estes deuses se transformam em ídolos que destroem e matam a vida.
A confissão ou penitência transforma em novo homem / nova mulher o cristão /cristã.

Que Deus ajude a cada um/uma a viver a alegria de ser perdoado (a) no amor e de buscar este perdão constantemente, tendo consciência da necessidade também de evitar o pecado, portanto, evitar tudo que é contrário à vida humana, tudo que nos afasta do amor de Deus!

0 comentários:

Postar um comentário