O que é Crisma ?

Crisma ou a Confirmação é um sacramento da Igreja Católica em que o fiel recebe através da ação do bispo uma unção com o Crisma (óleo).

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Nossa fundadora


O mês de agosto está chegando e nossos corações já se enchem de alegria pois se aproxima a festa de Maria Emília Riquelme e Zayas, fundadora da Congregação das Misionárias do Santíssimo Sacramento e Maria Imaculada.

Na próxima terça-feira, 02 de agosto, vésperas do dia festivo, 05, iremos visitar os alunos da educação infantil que estudam no anexo II do colégio. Nossa visita tem um fim bem específico: contar, através de uma mini-peça teatral os pontos mais relevantes da vida de Maria Emília.
E para quem não conhece esta bela história, aproveitamos este espaço para apresentá-la:


         MARIA EMILIA RIQUELME Y ZAYAS,
 

 foi uma grande mulher nascida em Granada, no dia 5 de agosto de 1847, viveu durante a segunda metade do século XIX e em quase toda primeira metade do século XX. Seus pais D. Joaquim Riquelme y Gómez e D. Maria Emília Zayas de La Vega, profundamente religiosos, constituem um lar cristão para sua filha.
Maria Emília tinha apenas sete anos quando sua mãe morreu. Ela recorreu à Santíssima Virgem, e a partir daí, o seu amor por Maria foi crescendo; de tal modo, que segundo consta, ela teve uma experiência maravilhosa da Santíssima Virgem durante sua
adolescência.

Sendo a filha mais velha de quatro irmãos, ficou só com seu pai. Nenhum dos irmãos consegue viver muito tempo. Maria Emilia teve tudo que uma jovem pode desejar: cultura, posição, alem de muitas virtudes que realçam o seu encanto. Mas o que a deixava feliz era pensar na possibilidade de ser toda do Senhor e segui-lo na Vida Religiosa, entretanto o General não quer nem ouvir falar disso; o resultado foi que a conselho de seu confessor, retarda a sua entrada no convento enquanto o seu pai for vivo.

Com Carinho e dedicação, capta as necessidades do seu tempo e redobra o seu trabalho a favor dos mais necessitados; quer viver o sim que há muito deu ao Senhor.
Há esboços de vida religiosa; mas no entusiasmo dos Exercícios Espirituais e na Adoração ao Santíssimo Sacramento nasce esse desprendimento de total entrega e lança-se a cumprir a vontade de Deus.

Abre um caminho com estilo próprio na Igreja. Assim, ao anoitecer de um século surge a Obra de Maria Emília, ou melhor, a “Obra de Maria” denominação dada a congregação que ela fundou no dia 25 de março de 1896, na Cidade de Granada com o nome de MISSIONÁRIAS DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO E MARIA IMACULADA, em honra a Jesus e a Maria. 
 


O pequeno grupo de mulheres destemida, fazia adoração dia e noite ao Santíssimo Sacramento para pedir por todo o mundo, enquanto aguardavam a vez de levar a mensagem evangélica em outras terras.

Sucedem-se as fundações na Espanha. Viaja a Roma e obtém o Decretum Laudis e a Aprovação Pontifícia. Quase no fim da sua vida, vê com alegria fundações no Brasil e mais tarde em Portugal. Em 1940, 5 anos após a fundação no Brasil, morre Maria Emilia na Casa Mãe em Granada, cheia de virtudes e graça por ter cumprido a vontade do Senhor em sua vida.
 

0 comentários:

Postar um comentário