O que é Crisma ?

Crisma ou a Confirmação é um sacramento da Igreja Católica em que o fiel recebe através da ação do bispo uma unção com o Crisma (óleo).

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Fotos da Missa com Pe. Aloisio, CSsR

Oi gente! A Celebração Eucarística presidida por Pe. Aloisio marcou positivamente a nossa caminhada de preparação para a crisma. Este momento importante não poderia deixar de ser registrado. Já estão disponíveis no site do colégio (http://www.cnsc.in/site/album2.asp?id=229)  as fotos desta experiência maravilhosa que tivemos!


Nossa fundadora


O mês de agosto está chegando e nossos corações já se enchem de alegria pois se aproxima a festa de Maria Emília Riquelme e Zayas, fundadora da Congregação das Misionárias do Santíssimo Sacramento e Maria Imaculada.

Na próxima terça-feira, 02 de agosto, vésperas do dia festivo, 05, iremos visitar os alunos da educação infantil que estudam no anexo II do colégio. Nossa visita tem um fim bem específico: contar, através de uma mini-peça teatral os pontos mais relevantes da vida de Maria Emília.
E para quem não conhece esta bela história, aproveitamos este espaço para apresentá-la:


         MARIA EMILIA RIQUELME Y ZAYAS,
 

 foi uma grande mulher nascida em Granada, no dia 5 de agosto de 1847, viveu durante a segunda metade do século XIX e em quase toda primeira metade do século XX. Seus pais D. Joaquim Riquelme y Gómez e D. Maria Emília Zayas de La Vega, profundamente religiosos, constituem um lar cristão para sua filha.
Maria Emília tinha apenas sete anos quando sua mãe morreu. Ela recorreu à Santíssima Virgem, e a partir daí, o seu amor por Maria foi crescendo; de tal modo, que segundo consta, ela teve uma experiência maravilhosa da Santíssima Virgem durante sua
adolescência.

Sendo a filha mais velha de quatro irmãos, ficou só com seu pai. Nenhum dos irmãos consegue viver muito tempo. Maria Emilia teve tudo que uma jovem pode desejar: cultura, posição, alem de muitas virtudes que realçam o seu encanto. Mas o que a deixava feliz era pensar na possibilidade de ser toda do Senhor e segui-lo na Vida Religiosa, entretanto o General não quer nem ouvir falar disso; o resultado foi que a conselho de seu confessor, retarda a sua entrada no convento enquanto o seu pai for vivo.

Com Carinho e dedicação, capta as necessidades do seu tempo e redobra o seu trabalho a favor dos mais necessitados; quer viver o sim que há muito deu ao Senhor.
Há esboços de vida religiosa; mas no entusiasmo dos Exercícios Espirituais e na Adoração ao Santíssimo Sacramento nasce esse desprendimento de total entrega e lança-se a cumprir a vontade de Deus.

Abre um caminho com estilo próprio na Igreja. Assim, ao anoitecer de um século surge a Obra de Maria Emília, ou melhor, a “Obra de Maria” denominação dada a congregação que ela fundou no dia 25 de março de 1896, na Cidade de Granada com o nome de MISSIONÁRIAS DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO E MARIA IMACULADA, em honra a Jesus e a Maria. 
 


O pequeno grupo de mulheres destemida, fazia adoração dia e noite ao Santíssimo Sacramento para pedir por todo o mundo, enquanto aguardavam a vez de levar a mensagem evangélica em outras terras.

Sucedem-se as fundações na Espanha. Viaja a Roma e obtém o Decretum Laudis e a Aprovação Pontifícia. Quase no fim da sua vida, vê com alegria fundações no Brasil e mais tarde em Portugal. Em 1940, 5 anos após a fundação no Brasil, morre Maria Emilia na Casa Mãe em Granada, cheia de virtudes e graça por ter cumprido a vontade do Senhor em sua vida.
 

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Celebração Eucarística

 Na próxima terça-feira, 26 de julho, no horário do nosso encontro de crisma, 14h, teremos a oportunidade de participar de uma celebração Eucarística explicada parte por parte pelo padre redentorista Aloísio Mota.
Para aumentar ainda mais a vontade de participar desse momento tão importante, vamos entrar no clima e já conhecer ou revisar a estrutura da missa.

SIGNIFICADO DE SUAS PARTES:
Basicamente, a Missa é composta por duas partes, sempre inseparáveis:
1. LITURGIA DA PALAVRA (Deus se faz presente por meio das leituras bíblicas)
2. LITURGIA EUCARÍSTICA (Deus se faz presente por meio do Pão e Vinho, consagrados e repartidos entre nós)
Antes da Liturgia da Palavra temos os Ritos Iniciais. Eles nos preparam param para celebrar bem a Missa. Após a Liturgia Eucarística, há os Ritos Finais: a Missa continua na nossa vida do dia à dia e somos enviados para tal.
Procuremos participar da Missa inteira do início ao fim, pois nela todas as partes são importantes. Nenhuma oração ou devoção pode substituir a Missa, jamais!
PARTES DA MISSA E SEUS SIGNIFICADOS:
Ritos Iniciais:
1) Introdução: Normalmente há um comentário inicial, explicando o sentido da Missa e o que Deus vai falar.
2) O Canto de Entrada, que todos devem cantar, é a primeira manifestação de alegria do povo reunido por Deus.
3) O Sinal da Cruz demonstra que a Missa é realizada em nome de Deus.
4) O Ato Penitencial nos faz reconhecer que somos pecadore e que a misericórdia de Deus é maior que os nossos pecados.
5) O Hino de Louvor nos convida a louvar o amor de Deus.
6) Oração: Esta oração se chama coleta porque pretende reunir todas as intenções da Igreja e do povo presente. Até aqui a gente fica de pé, em sinal de prontidão em caminhar ao encontro do Senhor.
Liturgia da Palavra:
1) A Primeira Leitura, normalmente tirada do Antigo Testamento, mostra o que Deus quer de nós.(Na Páscoa, é do Novo Testamento - Atos dos Ap.)
2) Nós respondemos ao seu pedido com o Salmo de Resposta.
3) A Segunda Leitura nos mostra a doutrina dos Apóstolos (cartas do Novo Testamento).
4) De pé, damos as boas-vindas a Jesus, com a Aclamação ao Evangelho.
5) No Evangelho, Deus fala em Jesus, a Palavra Viva.
6) A gente senta, e o padre nos explica a Palavra de Deus na Homilia.
7) Nós respondemos a Deus, de pé, na Profissão de Fé(o “Creio” é o resumo de pontos essenciais de nossa fé católica).
8) A seguir, fazemos nossos pedidos na Oração dos Fiéis.
Liturgia Sacramental:
1) Apresentamos a Deus o Pão e o Vinho, nossas ofertas, junto com nossas vidas, enquanto cantamos o canto das ofertas.
2) em nome da comunidade, o padre pede que Deus receba os dons, na Oração sobre as oferendas.
3) O Prefácio é um hino de ação de graças a Deus. E nós respondemos, cantando o Santo.
4) A Oração Eucarística, que iniciou com o prefácio, é a narração da paixão, morte, ressurreição e glorificação de Jesus. Nela temos a invocação do Espírito Santo(quando o padre estende as mãos sobre o Pão e o Vinho), a consagração e o memorial da cruz(a resposta que rezamos depois da consagração). O padre oferece a Deus o Corpo(Pão) e o Sangue(Vinho) de Cristo e intercede por nós, Igreja, pelos vivos e pelos mortos. Durante a consagração, a narração da última Ceia de Jesus, costuma-se ficar ajoelhados, em adoração.
5) O Pai Nosso nos mostra que somos filhos do mesmo Pai e comprometidos com o seu Reino.
6) Na Oração e abraço da paz, fazemos um exercício de fraternidade, perdoando-nos uns aos outros, para poder receber o único Pão da Vida.
7) O padre nos convida a comungar, e nós nos colocamos a caminho, cantando o canto de comunhão. Pela comunhão, Cristo reparte-se para unirmos no corpo místico de sua Igreja.
8) Após haver comungado, nós agradecemos rezando, cantando ou em silêncio.
9) O padre reza a oração final, que é um compromisso com o Cristo que recebemos na comunhão.
Ritos Finais:
Deus, por meio do padre, nos abençoa e nos envia para a vida diária, na bênção final.
 
PARA SABER MAIS SOBRE A MISSA:“Os Sacramentos em sua vida”, José Bortolini, Paulus Editora. http://www.paulus.org.br

Maria Emília Riquelme

Agosto (mês das vocações, mês de Maria Emília) está chegando e estamos cheios de novidades!

Dia 02/08 visitaremos a Escola de Educação Infantil Nossa Senhora da Conceição para apresentarmos uma peça teatral sobre Maria Emília para as crianças de lá.


As tarefas já foram delegadas! Os grupos já etão trabalhando: roteiristas, figurinistas, grupo de cenário, diretores, atores e atrizes!

Na próxima segunda-feira, 25/07, dedicaremos nossa tarde para ensaiar a peça e ver os últimos detalhes para este momento que promete ser mágico!

Animação meu povo!
Vamos conseguir!

Dia 09/08 teremos a oportunidade de conversar, através de uma vídeo conferência, com jovens da Angola sobre a importância do sacramento da crisma e também bater um papo sobre a vida de Maria Emília!



Estamos ansiosos! hehehehe!

Acomodação jamais!

No encontro do dia 12 de julho, primeiro após o recesso, discutimos a temática "Jesus, sua terra, seu povo" e percebemos que nosso Salvador é um exemplo de Revolucionário, pois não se acomodou diante dos problemas sociais de sua época, lutando, não com armas, por uma sociedade mais igualitária.


É massa perceber que somos seguidores de Alguém que oferece, através de sua própria vida, uma motivação transformadora para nosso existir terreno.
E nós, cruzaremos os braços? Taparemos os ouvidos e olhos diante do clamor do povo? Continuaremos a olhar apenas para nosso umbigo?

 NÃO!!!!!!!!!

Não esqueçamos: "O mundo não muda, mas se a gente muda, o mundo também muda!"

Façamos a nossa parte!
Aproveitem o espaço para iniciar uma discussão: Se Jesus nascesse em nosso século, em nosso contexto de desigualdades, o que Ele faria para mudar a realidade?
Após as discussões, vamos refletir: Se Ele pode fazer, por que nós não podemos? Ele disse que nós faríamos até coisas mais grandiosas do que as d'Ele!
Coragem!

E a semente tornou-se árvore e até deu fruto!

Gente, não posso esconder a minha emoção em ver as fotos do pé de feijão plantada pela crismanda Patrícia.
Ela plantou as 7 sementes de feijão que entregamos no semestre passado.

Vejam as fotos da planta e dos frutos produzidos!






Não há como não fazer uma analogia com a nossa fé! Quando deixamos Deus conduzir a nossa vida, nossos dons são multiplicados e muitas pessoas são beneficiadas com nossas ações e orações!

Que o Espírito Divino frutifique os dons de vocês, queridos crismandos!



Cheiro!

Dia do amigo

Ontem, 19 de julho de 2011, antecipamos a comemoração do
dia do amigo no encontro de crisma e realizamos um amigo 
secreto de chocolate.
 
 Foi uma bonita oportunidade para 
estreitar laços, trocar abraços e criar novas amizades. 
Ficou a experiência marcante de oferecer, de forma simbólica, 
o melhor que podemos para os outros: aqueles que convivemos
 ao menos por uma hora por semana, mas nem sequer sabemos
 os nomes de todos - fato que constatamos ontem. 
 
Queremos nos unir mais e tornar o grupo da crisma do Colégio Nossa Senhora da Conceição um reflexo do amor divino!

Deixamos uma mensagem para todos os nossos amigos, inclusive para os que fizeram parte do grupo da crisma do ano passado.

Ah, há também uma pequena explicação sobre como surgiu o dia do amigo!

"Durante toda minha vida,
muitas pessoas passaram por mim,
dia após dia.
Mas somente algumas dessas pessoas,
ficarão para sempre em minha memória.
Essas pessoas são ditas amigas,
e as levarei para sempre em meu coração,
às vezes pelo simples fato de terem
cruzado meu caminho,
às vezes pelo simples fato de terem dito
uma única palavra de conforto quando eu precisei.
Às vezes por ter me dado um minuto de sua atenção,
e me ouvido falar de minhas angústias,
medos, vitórias, derrotas...
Às vezes por terem confiado em mim,
e me contado também seus problemas,
angústias, vitórias, derrotas...
Isso é ser amigo: é ouvir, é confiar, é amar.
E amigos de verdade,
ficam para sempre em nossos corações,
assim como as pegadas na alma, que são indestrutíveis.
À você meu amigo:
você é muito especial e importante para mim.
Sua amizade para mim tem um valor enorme,
e nada que eu possa dizer à você,
pode ser tão especial ou mais significativo
do que sua amizade para mim.

Feliz Dia do Amigo!





Um pouquinho de história:

A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis".
Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo!!!